O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (30) a taxa de desemprego para o trimestre encerrado em julho. O órgão verificou que houve uma queda de 0,1%, deixando a taxa em 12,3%, mas o número de desempregados ainda é de 12,9 milhões.

Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, quando havia 13,3 milhões de desempregados no país, a população desocupada caiu 3,4% (menos 458 mil pessoas). Apesar do crescimento da população ocupada, os dados do IBGE mostram que a queda da taxa de desemprego tem sido puxada também pelo grande número de brasileiros fora do mercado de trabalho, subocupados ou que simplesmente desistiram de procurar emprego.

Outro dado alarmante é o número de pessoas que “desistiram” de procurar emprego – o chamado desalento. Segundo o IBGE já são 4,8 milhões de desalentados, um aumento de 17,8% nos últimos 12 meses. Além disso, o contingente fora da força de trabalho também bateu recorde. Atualmente são 65,5 milhões de pessoas, um aumento de 1,08 milhão em 1 ano.

 

Da Redação com G1

Foto: Cesar Itiberê/Fotos Públicas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome