O Papa Francisco afirmou neste sábado (25) que a Igreja Católica fracassou no “combate à pedofilia”, durante sua primeira visita à Irlanda. O pontífice fez a declaração no encontro com autoridades e o corpo diplomático irlandês no Castelo de Dublin, no país ainda bastante católico – mas que vem perdendo seguidores ano após ano.

“Devo reconhecer o escândalo causado nesse país por abusos sexuais contra menores de idade por parte de membros da Igreja encarregados de protegê-los e educá-los. O fracasso das autoridades eclesiásticas – bispos, superiores religiosos, sacerdotes e outros – em enfrentar adequadamente esses crimes repugnantes suscitou uma indignação justa e permanece sendo causa de sofrimento e vergonha para a comunidade católica”, afirmou Papa Francisco .

Francisco está na Irlanda para o Encontro Mundial das Famílias, evento que conta com a participação de Marie Collins, uma das vítimas de abuso e parte da comissão antipedofilia da Igreja. Na  sexta-feira (24), ela criticou a “carta do povo de Deus”, escrita pelo pontífice e divulgada na última semana, na qual ele chama a comunidade católica a se unir no combate aos crimes contra menores.

Da Redação com IG

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome