O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (26) que o Brasil teve 9.898 casos confirmados de sarampo até o último dia 21 de novembro. A ampla maioria das notificações (mais de 9 mil) concentrou-se no estado do Amazonas, que vive um surto da doença. Apesar disso, casos isolados foram registrados em outras regiões.

Segundo a pasta, 7 mil casos estavam sob investigação da Secretaria de Saúde do Amazonas, mas uma força-tarefa do governo federal fez não só com que muitos casos fossem confirmados, como também houve um salto no número final de casos.

Roraima também vive um surto da doença, ainda que seja infinitamente menor do que o registrado no Amazonas. São 347 casos confirmados e, segundo o Ministério da Saúde, a quantidade de casos concentrados está diminuindo. A doença ainda foi registrada nos estados de São Paulo (3), Rio de Janeiro (19); Rio Grande do Sul (45); Rondônia (2), Pernambuco (4), Pará (26), Distrito Federal (1) e Sergipe (4).

Ainda segundo o boletim do ministério, três estados apresentaram mortes pela doença: quatro em Roraima, seis no Amazonas e três no Pará. Segundo o ministério, os surtos de sarampo que o Brasil enfrenta nos dois estados estão relacionados à importação do vírus de genótipo D8 da Venezuela — país que enfrenta um surto da doença desde 2017.

 

Da Redação
com informações do G1
Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome