Surgindo através do desejo de situar a capital do Brasil na região central do país desde o Brasil Colônia, Brasília foi inaugurada no dia 21 de abril de 1960. Porém, muito antes dessa data a cidade já havia se transformado no foco do país. A determinação da área da nova capital foi incorporada a primeira Constituição da República Brasileira em 1891.

No ano de 1956, ocorreu a nova demarcação da cidade, cuja construção foi comandada por Juscelino Kubitscheck. E um ano após, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), lançou o “Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil”, cujo objetivo foi selecionar projetos urbanísticos responsáveis pela identidade da cidade, que no futuro se tornaria a maior do mundo construída no século XX.

“Comparando-se as distâncias, medindo-se os meridianos e paralelos, verificase que não poderia ter sido mais adequada a localização de Brasília. Construída num ponto estratégico, as estradas que a servem – um verdadeiro tecido conjuntivo de artérias e veias de intercomunicação interna – realizam, com perfeição, uma verdadeira costura do Brasil por dentro”, declarou JK , em 1960.
Lúcio Costa, arquiteto e urbanista, foi o grande vencedor, desenhando a lápis as duas linhas principais da cidade: o Eixo Monumental e o Eixo Rodoviário. Oscar Niemeyer foi o arquiteto responsável pela construção dos principais monumentos brasilienses: o Congresso Nacional, os Palácios da Alvorada e do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e a Catedral de Brasília.

Brasília possui um estatuto único no Brasil, porque é uma divisão administrativa distinta de um município legal, como outras cidades brasileiras. Assemelhando-se ao que acontece com Washington, D.C., nos Estados Unidos. Além disso, é dividida em quadras e setores, em vez de esquinas e as principais ruas e avenidas da cidade tem um formato de “tesoura”.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, em dezembro de 2020, Brasília ocupa o 3° lugar no ranking das capitais com maior produto interno bruto (PIB), com um total de R$ 254 bilhões. Inicialmente projetada para uma população de 500 mil pessoas, segundo estimativa de 2020, a capital possui 3.055.149 de habitantes.

Em dezembro de 1987, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) registrou Brasília na lista de bens do Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 1990, a cidade foi tombada pelo governo federal, possuindo a maior área tombada do mundo, com 112,5 quilômetros quadrados.
O aniversário da capital é comemorado no também feriado nacional de Tiradentes, abaixo estão listados os serviços que funcionam normalmente nesta quarta-feira:
- As emergências dos hospitais, as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) tipo III, Samu e o serviço sw vacinação contra a covid-19;
- O transporte público coletivo vai operar durante com a escala de domingo, mas nas linhas de Samambaia, Ceilândia, Taguatinga e Águas Claras em direção ao Plano Piloto, na área de influência do metrô, o reforço será mantido;
- Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), os batalhões da Polícia Militar (PMDF), as delegacias circunscricionais da Polícia Civil (PCDF) e as delegacias de Atendimento à Mulher e da Criança e do Adolescente;
- Defesa Civil;
- As unidades do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), como a Unidade de Recebimento de Entulho (URE), o Aterro Sanitário de Brasília (ASB), as gerências de limpeza e de tratamento (usinas);
- O Jardim Botânico de Brasília, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília e todos os Parques Ecológicos.
Para a população que deseja comemorar a data em casa, devido as condições atuais da pandemia do Covid-19, o Arquivo Público do Distrito Federal disponibilizou cinco exposições virtuais, que apresentam fotos, relatos textuais, vídeos e áudios relatam a da construção da capital. As exposições estão disponíveis no site do órgão.
Comentários