O último caso de poliomielite no Brasil foi registrado em 1989, o país também possui o certificado de erradicação desde 1994. Porém, a brusca queda de vacinação da doença, acende um alerta de risco de reintrodução. No mundo, a poliomielite ressurgiu em Israel e também tem uma nova cepa no Malaui, sudeste da África.
Em 2012, a cobertura vacinal contra a pólio era 97%, em 2021 o número caiu para 59%. De acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a primeira dose da vacina da pólio é aplicada a partir dos 2 meses de vida, com mais duas doses aos 4 e 6 meses. Além do primeiro reforço entre 15 e 18 meses e do segundo reforço entre 4 e 5 anos de idade.
A poliomielite, também chamada de “paralisia infantil”, é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus. Ela é caracterizada por um quadro de paralisia flácida. O início é repentino e a evolução do déficit motor ocorre, em média, em até três dias. A doença acomete, em geral nos membros inferiores, de forma assimétrica, e tem como principal característica a flacidez muscular.
Comentários