Na última segunda-feira (5), Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, falou sobre o desenvolvimento de um imunizantes contra a Covid-19 100% brasileiro, a Versamune MCTI, que foi submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprovação.
Pontes afirmou que o governo espera que as fases de testes obrigatórias para o uso amplo da vacina ocorram ainda este ano. As fases 1 e 2 deverão contar com 360 pacientes cada. Após a comprovação de eficácia e segurança, a fase 3, que testa a vacina em um grupo maior e mais diverso de pacientes, deverá contar com 20 mil pessoas.
“Esperamos que os testes aconteçam ainda neste ano, pelo menos para ter uma abertura em emergência da fase 3. Havendo eficiência e segurança comprovadas, a vacina será usada aqui no Brasil”, declarou o Ministro.
O ministro também ressaltou a importância da vacina nacional no combate as variantes e mutações encontradas no país, pois aguardar que os profissionais de saúde de outros países desenvolvam modificações para combater as individualidades do vírus no Brasil, levará muito mais tempo e causará mais vidas perdidas.
Segundo Pontes, há outras vacinas e remédios em desenvolvimento avançado contra a covid-19. Duas outras vacinas já estão em fase pré-clínica e deverão ter a documentação apresentada à Anvisa nos próximos meses. Testes antivirais com medicamentos também estão sendo feitos e financiados pelo governo federal. O ministro afirmou que há um medicamento em fase adiantada que será apresentado para os testes pré-clínicos em pouco tempo.
Comentários