Após a paralisação na produção das doses da vacina contra o Covid-19, CoronaVac, na última sexta-feira (14), o Instituto Butantan informou que o carregamento com insumos chegará ao Brasil no dia 26 de maio. O instituto afirma que a previsão é de que seja recebido um lote com 4 mil litros de insumo farmacêutico ativo (IFA), suficientes para a produção de 7 milhões de doses da vacina.
Na semana passada, o instituto e o governo do estado disseram que a Sinovac, farmacêutica chinesa parceira na produção dessa vacina, já havia fabricado 10 mil litros de insumo para serem enviados ao Brasil. Os 6 mil litros restantes aguardam autorização de envio pelo governo chinês, mas ainda não há previsão de chegada desses insumos ao Brasil.
O Instituto Butantan tem dois contratos assinados com o Ministério da Saúde para o fornecimento de vacinas para a população brasileira por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O primeiro contrato, para fornecimento de 46 milhões de doses, já foi cumprido. Falta ainda um contrato de 54 milhões de doses, previsto para ser entregue em agosto. Até este momento, o Butantan entregou 47,2 milhões de doses de vacinas ao governo federal.
Comentários