De acordo com a Associação Brasileira de Conscientização dos Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2020, 583 incêndios por sobrecarga no sistema elétrico e 26 mortes foram registrados no Brasil. Desse total, 309 incêndios ocorreram em casas e apartamentos, resultando em 23 mortes.
“A sobrecarga nada mais é do que colocar mais carga no circuito, ou seja, mais equipamentos em uma tomada do que ela suporta”, explicou Edson Martinho, diretor executivo da Abracopel. Ele também ressaltou a importância de realizar uma revisão completa das instalações elétricas.
Normalmente, o curto-circuito começa com a sobrecarga e é resultado da perda de isolamento dos fios. Com a temperatura muito elevada, o incêndio é muito mais rápido. Muitos incêndios em casas e apartamentos ocorrem porque os moradores saem da residência e costumam deixar equipamentos ligados, por falta de atenção ou de cuidado. Agora, com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão mais em casa e desligam os aparelhos se percebem que estão ligados há muito tempo.
Comentários