Nesta sexta-feira (16), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) deflagrou o “Dia D” da Operação Acalento. Aproximadamente 6.400 agentes da Polícia Civil cumprem 374 mandados de prisão contra suspeitos de cometer crimes contra crianças e adolescentes em todo Brasil.
A operação inédita ocorre em 1.047 municípios desde o dia 4 de junho, mais de 800 pessoas já foram presas. Segundo o MJSP, a ação teve início em março após a morte do menino Henry Borel, que foi assassinado e torturado pelo vereador cassado Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, namorado da mãe da criança e cúmplice, Monique Medeiros, no Rio de Janeiro.
De acordo com as investigações são mais de 16.000 vítimas nos 26 estados e no Distrito Federal. São investigados crimes de maus-tratos, agressão, violência sexual, tortura e assassinato. Os estados com maior número de mandados cumpridos desde junho são: São Paulo (119), Mato Grosso do Sul (60), Maranhão (52), Minas Gerais (43) e Rio Grande do Sul (33).
A delegada Fernanda Antonucci que participou da ação de hoje, ressaltou a importância dos pais observarem o comportamento das crianças: “O primeiro sinal pra detectar se uma criança está sofrendo qualquer tipo de violência é perceber o comportamento dela, não é normal que uma criança que era alegre, gostava de brincar, mude de comportamento, fique introvertida, com vergonha, reservada. Isso é um sinal muito importante pra ser observado nas crianças”.
Comentários