Nesta quinta-feira (8), Antônio Barra Torres, diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), participou da audiência pública na Comissão Temporária da Covid-19 no Senado, e afirmou que a pandemia do Covid-19 ainda se estenderá e que o pico da doença ainda pode estar por vir.
“O entendimento que temos aqui na agência, e não é um entendimento dos mais felizes, é que essa situação que atravessamos está longe do seu fim. Não há entre nós a convicção de que a fase pior tenha passado. Nós temos tido uma série de sinalizações de possibilidades ainda mais desafiadoras estão por vir no curto e no médio prazo”, ressaltou Torres.
Segundo o diretor, todo o mundo ressurgirá modificado da pandemia: “Em setores da economia que, por uma ação fundamentalmente focada no capitalismo, tinham uma justificação, como a terceirização de áreas essenciais de produção em troca de mão de obra mais barata e questão fiscal mais atraente, hoje se dá por comprovado que quem fez essa escolha encontra-se em uma posição de refém diante da oferta de insumos essenciais que vêm do exterior,no caso concreto, basicamente de dois países”.
Comentários