Na tarde de ontem (21), as primeiras doses das vacinas contra o covid-19 adquiridas através do consórcio Covax Facility, chegaram ao Brasil. O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acompanhou a chegada das vacinas que vieram de Amsterdã, na Holanda e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Guarulhos as 17h32 deste domingo.
As doses que chegaram são do imunizante Oxford/AstraZeneca, fabricada pelo SK Bioscience, da Coreia do Sul. E que também está sendo produzido no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e que teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“O Brasil é um dos poucos países que financiou o desenvolvimento de vacinas pelo consórcio, além de receber as doses. A importância da Covax, além de reforçar a nossa campanha de vacinação, é que o Brasil também está contribuindo para a imunização de países com menos recursos. É um elemento de solidariedade e de contribuição para a comunidade internacional”, ressaltou Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores.
O Ministério da Saúde informou que o primeiro lote de vacinas da Covax Facility será distribuído aos estados e ao Distrito Federal de forma proporcional e igualitária nos próximos dias de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação.
Comentários