O consórcio de governadores da região Nordeste adquiriu 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, no sábado (13), o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que preside o consórcio, anunciou que as doses serão direcionadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI), do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir de abril.
“Foi acertado que a procuradoria dos estados, mais a equipe jurídica do ministério e a AGU para, até segunda-feira, trabalharem nas condições de um contrato em que o ministério entra como interveniente e assim a gente garante que essas 37 milhões de doses, a partir de abril, serão doses da vacina para todo o Brasil”, apontou Wellington Dias, após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e representantes da Advocacia-Geral da União (AGU).
Segundo o governador, o ministério vai manter o que está previsto na legislação: toda vacina comprada por municípios e estados, e também pelo setor privado, deverá ser incluída no PNI. Na reunião também foi exposto que a vacina da AstraZeneca deverá chegar em duas remessas, sendo a primeiro no dia 23 e a segunda no dia 26 de março. A vacina do laboratório indiano Bharat Biotech também deverá chegar até o dia 26 de março.
Comentários