Foto: AFP/JIJI

Volodymyr Zelensky, um comediante sem experiência política, pode se tornar o próximo presidente da Ucrânia, país em crise territorial e política. Contrariando o senso comum, ele liderou o 1° turno das eleições, deixando o atual presidente Petro Poroshenko em 2° lugar.

A justificativa é simples. Zelensky é a face da oposição a Poroshenko, representante da “velha política” e do “sistema”. O chefe do executivo federal está envolvido em um escândalo de corrupção envolvendo a Rússia que até gerou um pedido para seu impeachment do cargo.

Profecia realizada

Volodymyr Zelensky atua em uma série chamada “Servant of the People”, em que empersona “Vasyl Petrovych Holoborodko”, um professor de história que ascende ao cargo da Presidência da República, sendo ele um outsider.

Esse também é um motivo de seu sucesso eleitoral, uma vez que o personagem encenado por Volodymyr é um bom líder. Em entrevista à DW News, uma eleitora de Zelensky disse que não sabia se existia alguém como o personagem, mas queria acreditar que sim.

A face da Nova Política

Apesar de haver teorias que dizem que Zelensky é apenas um fantoche do presidente da Televisão em que trabalha, ele representa a “força da nova política”, que trabalha em prol do bem comum, que honraria assim o título da série em que trabalha: “servo do povo”.

Zelensky, após votar, disse: “Uma vida nova está prestes a começar. Uma vida sem corrupção, propina. A vida em um novo país, um país de sonhos. Pensamos que tudo irá dar certo e que venceremos, mas cabe aos ucranianos decidirem”.

Crise territorial

Em 2014, a Rússia anexou uma parte do território da Ucrânia conhecida como Crimeia. Por conta disso, conflitos separatistas foram gerados causando a morte de mais de 10 mil pessoas na Ucrânia oriental nos últimos 5 anos.

O desafio

O atual cenário entre a Ucrânia e a Rússia significa um grande obstáculo a ser contornado por Zelensky caso venha a ser presidente. Desde já, ele tem se posicionado como o candidato que vai se opor à Rússia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome