De acordo com dados dos cartórios de registro civil obtidos no portal da transparência da Arpen Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais), o Covid-19 deixou de liderar a causa de mortes no país. Como ocorria antes da pandemia, as doenças cardiovasculares voltaram a ocupar o topo na lista das causas de morte dos brasileiros.
Atualmente, a principal causa de morte no Brasil é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Isso não ocorria desde o fim de abril de 2020. Levando em conta as mortes registradas ente 16 e 31 de outubro, as principais causas de morte por doença no país são: AVC (4.220 óbitos), Infarto (4.176), Causas cardíacas inespecíficas (4.107) e Covid-19 (3.605).
O mais recente boletim da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta semana, aponta que o país enfrenta um período de estabilidade da covid-19 em um patamar bem mais baixo. “[Os números] mostram a estabilidade dos indicadores usados pelo Observatório Covid-19 da Fiocruz nas últimas cinco semanas, isto é, desde 10 de outubro”, diz o documento.
Comentários