Moacyr Lopes (Solidariedade), vice-prefeito de Uberaba, enviou ofícios à Controladoria Geral do Município e à Secretaria Municipal de Defesa Social (SDS), solicitando que sejam tomadas providências e aplicadas punições em relação à festa de aniversário de 50 anos do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), realizada em uma fazenda na zona rural da cidade no último fim de semana.
A festa teve início no dia 10 de julho mesmo dia em que começaram a valer alterações no Decreto Municipal 674, flexibilizando algumas atividades durante a pandemia da Covid-19, entre elas, a liberação de eventos familiares e sociais. Porém, de acordo com o vice-prefeito, a comemoração desrespeitou regras do decreto. Entre elas a falta de comunicado antecipado sobre o evento, a não utilização de máscaras de proteção pela maioria dos convidados, a falta de uso de face shield pelos prestadores de serviço e a falta de proteção acrílica ou similar entre os músicos e o público.
Nos documentos encaminhados, Moacyr Lopes também cita “como há a necessidade de apresentação de teste PCR com 3 dias de antecedência à data da festa/evento, nota-se que não haveria tempo hábil para a realização dos mesmos, visto que o evento se deu no 1º dia de vigência do decreto, o que demonstra, claramente, que os convidados não apresentaram estes testes para comparecer à festa”.
A assessoria da Prefeitura de Uberaba comunicou através de nota que a Controladoria Geral do Município e a SDS receberam os ofícios encaminhados pelo vice-prefeito Moacyr Lopes e analisam quais providências poderão ser tomadas. “Se houver notícia de eventual conduta irregular que configure crimes contra a saúde pública ou de desobediência às medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, praticadas em Uberaba, caberá aos órgãos da persecução penal fazerem a apuração desses fatos, não competindo ao Município proceder tal investigação”.
Comentários