Segundo um levantamento realizado pela Serasa Experian, a quantidade de pedidos de recuperação judicial teve um aumento de 48,4 % em comparação com o mês de abril. Em maio, 92 empresas fizeram solicitações. Em relação a maio do ano passado houve queda de 2,1% no total de solicitações, que foram 94 no período.
Na análise dos segmentos, ficaram em destaque:
- Serviços, com 62 pedidos;
- Comércio, com 15 pedidos;
- Indústria, com 12 pedidos.
A recuperação judicial é a tentativa de firmar um acordo entre a empresa em crise e todos os credores dela (pessoas e empresas que têm algo a receber). Tudo sob a supervisão da Justiça.
No caso das falências requeridas, os dados indicam que no comparativo com maio de 2020, houve queda de 2,1% no total de solicitações, mas as companhias de menor porte apresentaram crescimento no período, de 54 em maio do ano passado, para 60 em maio de 2021.
De acordo com Luiz Rabi, economista do Serasa Experian, os números estão acompanhando o aumento da inadimplência das empresas, que aparece maior entre as micro ou pequenas. O levantamento mostra que as empresas desses portes são 92,4% do total de pessoas jurídicas com contas negativadas.
Comentários