O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgou nesta quinta-feira (8), uma pesquisa que aponta os trabalhadores autônomos como a categoria mais prejudicada pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus em 2020.
No segundo trimestre de 2020 ocorreu o pior momento para a categoria, quando a renda habitual sofreu uma queda de 24% . No quarto trimestre do ano passado, o indicador recuperou-se levemente, mas continuou abaixo dos níveis anteriores à pandemia, com recuo de 10%.
Os trabalhadores privados e sem carteira receberam 13% a menos do que a renda habitual no segundo trimestre e 4% a menos no último trimestre do ano passado. Os trabalhadores privados com carteira assinada não tiveram perda no segundo e no terceiro trimestres de 2020 e encerraram o último trimestre do ano passado ganhando 5% acima da renda habitual. No serviço público, os trabalhadores receberam 1% a mais que a renda habitual no segundo trimestre, 3% no terceiro trimestre e 5% a mais no último trimestre do ano passado.
Comentários