A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a autorização temporária para uso, em caráter emergencial, da vacina da farmacêutica Janssen, empresa do grupo Johnson & Johnson. O governo federal já adquiriu 38 milhões de doses do imunizante.
A maioria dos diretores votou pela permissão de uso com base em uma avaliação de que os benefícios da vacina superam os riscos trazidos por ela, seguindo a recomendação da área técnica da Agência. Ainda de acordo com a área técnica, o imunizante pode ser aplicado em pessoas com mais de 18 anos, com ou sem comorbidades. A eficácia geral demonstrada pela farmacêutica no processo de submissão foi de 66,9%.
Gustavo Mendes, gerente geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, afirmou que os estudos e documentação analisados pela equipe técnica da agência confirmaram a eficácia e as condições adequadas para o uso no combate à covid-19. Ele também aponta que a vacina tem duração de até três meses com armazenamento entre 2 graus Celcius (˚C) e 8˚C. Quando retirados do acondicionamento térmico, os lotes ou frascos têm até seis horas para serem utilizados mantendo a eficácia.
A vacina da Janssen é a única que possui eficácia garantida com apenas uma dose. É a quinta vacina aprovada pela Anvisa e também já foi aprovada para uso emergencial nos Estados Unidos e pela OMS. A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos informou que o imunizante também é eficaz no combate a variante da África do Sul.
Comentários