Nesta quinta-feira (11), o governo de São Paulo anunciou a criação da Fase Emergencial que começara a partir da próxima segunda-feira (15) e se estende até o dia 30 de março. O objetivo é conter o ritmo da velocidade de transmissão do novo coronavírus no estado.
A fase restringirá a circulação de pessoas e aumentará o isolamento, para evitar o colapso no sistema de saúde, que já se encontra com 53 municípios estão com taxa de ocupação de UTIs em 100%. O Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo estima que essas medidas consigam restringir a circulação de 4 milhões de pessoas.
O toque de recolher das 20h às 5h já está em vigor em todo o estado e na nova fase anunciada 14 setores terão restrições ou mudanças em seu funcionamento: escritórios; estabelecimentos comerciais; administração pública; restaurantes, bares e padarias; transporte coletivo; educação; comércio para eletrônicos; tecnologia; lojas de material de construção; ensino superior; supermercados e similares; hotelaria; esportes e telecomunicações.
Cultos e celebrações religiosas coletivas estão proibidos a partir de segunda-feira, os recessos previstos para abril e outubro nas escolas da rede pública estadual serão antecipados para o período entre 15 e 28 de março. A realização de jogos de futebol e demais eventos esportivos será suspensa durante a Fase Emergencial. Também fica vetado o acesso a parques e praias e haverá proibição completa a qualquer tipo de aglomeração
Comentários