A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgou uma cartilha com orientações para reduzir o risco de transmissão da doença no feriadão da Semana Santa, quando famílias costumam se reunir para celebrar a Páscoa. A recomendação mais importante é que a forma mais segura de comemorar a data é ficar em casa, apenas com as pessoas que já moram juntas.
Mesmo assim a cartilha também trás orientações para aqueles que irão receber convidados ou celebrar o feriado fora de casa. A fundação alerta que as recomendações, nesse caso, podem reduzir os riscos, mas que nenhuma dessas medidas é capaz de impedir totalmente a transmissão da covid-19, já que as pessoas estarão expostas a diferentes níveis de contágio.
Quem tem sintomas relacionados à covid-19 ou ainda está no período de 14 dias desde o primeiro dia em que teve os sintomas não deve sair de casa nem receber convidados nessa data, independentemente de ter sido diagnosticado com a doença. O mesmo vale para quem teve contato, nos últimos 14 dias, com alguém que teve a doença.
Comentários