A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgou nesta segunda-feira (1°), um levantamento que aponta o fechamento de 75 mil estabelecimentos comerciais com vínculos empregatícios, no primeiro ano de pandemia da Covid-19 no Brasil.
Esse número é calculado a partir da diferença entre o total de abertura e de fechamento das lojas. As micro e pequenas empresas responderam por 98,8% dos pontos comerciais fechados. Todas as unidades da federação registraram saldos negativos. Os estados mais impactados foram São Paulo (20,30 mil lojas), Minas Gerais (9,55 mil) e Rio de Janeiro (6,04 mil).
“Na primeira metade do ano, quando o índice de isolamento social chegou a atingir 47% da população, as vendas recuaram 6,1% em relação a dezembro de 2019. Na segunda metade do ano, quando se iniciou o processo de reabertura da economia e foram registrados os menores índices de isolamento desde o início da crise sanitária, as vendas reagiram, avançando 17,4%”, diz o estudo. O levantamento também trás a informação de que a maior parte da população ainda depende do consumo presencial para concluir compras.
O nível de ocupação também foi afetado pela pandemia, 25,7 mil vagas formais foram perdidas no último ano. De acordo com o levantamento o ramo mais afetado foi o de vestuário, calçados e acessórios, com a queda de 22,29 mil vagas.
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