Hoje (1°), a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) aprovou o início dos testes em humanos com a vacina ButanVac, imunizante contra a Covid-19 que está sendo desenvolvido pelo Instituto Butantan e um consórcio internacional. De acordo com o Butantan, ainda falta uma aprovação final da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Desde o dia 9 de junho a Anvisa concedeu uma autorização para início dos testes. A pesquisa clínica da ButanVac terá três etapas, com previsão de participação de 6 mil voluntários. A autorização já dada corresponde à fase A, da qual participarão 418 pessoas.
Os testes iniciais com a vacina serão desenvolvidos pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto, no interior paulista. O Instituto Butantan informou que mais de 93,7 mil pessoas se inscreveram para os testes com a vacina. A tecnologia da ButanVac utiliza o vírus da Doença de Newcastle geneticamente modificado. O vetor viral contém a proteína Spike do coronavírus de forma íntegra.
Comentários