O prazo para que pessoas com comorbidades, doenças graves capazes de ampliar os riscos de uma infecção pelo novo coronavírus evoluir para quadros severos da doença, se cadastrarem para receber a vacina contra a covid-19 começa hoje (30), no Distrito Federal.
A previsão da Secretaria de Saúde do Distrito Federal é começar a imunizar a população que tenha comorbidades ou doenças graves preexistentes na próxima terça-feira (4), a depender da entrega de vacinas pelo Ministério da Saúde.
Para receberem a primeira dose do imunizante deverão estar cadastradas no sistema da secretaria distrital de Saúde, pessoas de 18 a 59 anos de idade que apresentem alguma das comorbidades previstas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, descritas abaixo:
- Diabetes melitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
- Hipertensão Arterial – estágio 3;
- Hipertensão Arterial – estágios 1 e 2 com LOA ou comorbidade;
- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia Hipertensiva;
- Síndromes Coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e pericardiopatias;
- Doenças da Aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênita no adulto;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos;
- Doença cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos;
- Anemia falciforme;
- Obesidade mórbida;
- Síndrome de Down;
- Cirrose Hepática.
O cadastramento começou às 9 horas de hoje, no site. No caso de pacientes que já são atendidos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), a pasta verificará aqueles que podem tomar a vacina e agendará a data e local ao qual a pessoa deverá comparecer para ser imunizada.
Segundo a Secretaria de Saúde, cerca de 364 mil pessoas de 18 a 59 anos de idade e com alguma comorbidade que as habilita a serem vacinadas nesta fase vivem no Distrito Federal. Por indicação médica e orientação do Ministério da Saúde, quem tem menos de 18 anos não está sendo vacinado.
Comentários