A Secretaria de Saúde do Distrito Federal identificou os seis primeiros casos da variante delta do novo coronavírus. Dentre eles estão moradores de Plano Piloto e Ceilândia, regiões que registram o maior número de infectados na capital. A cepa originária da Índia é considerada mais transmissível do que o vírus original.
Segundo a secretaria, as amostras foram coletadas em Planaltina, Plano Piloto e Santa Maria, mas isso não indica o local exato de moradia dos infectados, pois Osnei Okumoto, secretário de Saúde, informou que os locais serão mantidos em sigilo. De acordo com Okumoto, o Lacen-DF analisou, ao todo, 67 amostras. A maioria das seis análises positivas para a variante Delta é de Planaltina, com quatro casos.
Os contaminados são três homens e três mulheres, com idades de 20 a 59 anos. O secretário informou que as pessoas que tiveram contato com os contaminados estão sendo monitoradas e há suspeitas de transmissão. A SES afirma que o Lacen-DF realiza de 170 a 190 sequenciamentos de genoma para identificar as cepas, a cada 15 dias.
Comentários