Nesta quinta-feira (9), a Floresta Nacional de Brasília (Flona) é atingida por um incêndio florestal pelo segundo dia consecutivo. Na quarta-feira (8), a área de proteção ambiental também sofreu as consequências do fogo que se espalha rapidamente por causa da seca.
Imagens aéreas, feitas no começo desta tarde, mostram chamas altas, muita fumaça e vento, que ajuda a propagar o fogo. O Corpo de Bombeiros disse que ainda não é possível saber o tamanho da área afetada e nem a causa do incêndio.
Desde o início de setembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emite alerta laranja no Distrito Federal, que indica o grau de “perigo”, quando a umidade varia de 12% a 20%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 60%.
Esta época do ano é, historicamente, a que registra o maior número de queimadas em Brasília, por influência do clima. Nesta semana, a capital federal registrou o dia mais quente do ano – na segunda-feira (6), com 35,9ºC – além da umidade mais baixa, de 11%, no feriado de 7 de setembro.
Comentários