Nesta terça-feira (20), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) pediu explicações à Secretaria de Saúde sobre o baixo estoque de medicamentos e insumos dos “kits intubação”. O órgão fiscalizador verificou supostas irregularidades e indícios de má gestão das substâncias.
A Secretaria de Saúde afirmou que não faltam medicamentos para intubação, porém, de acordo com dados divulgados pela pasta no dia 6 de abril, 10 dos 25 remédios listados como uso de intubação estavam com estoques zerados ou em quantidade inferior à necessária para atendimentos até o fim do mês.
Uma representação formulada pelo Ministério Público junto ao TCDF também mostra que foram identificadas supostas divergências entre os estoques dos medicamentos para intubação.O órgão ainda encontrou notas de empenho referente à compra de medicamentos que estariam em falta, porém, nem todos haviam sido entregues pelos fornecedores. Na determinação, o TCDF diz que há necessidade de se investigar a “eventual situação de iminência de desabastecimento”.
Comentários