De acordo com um levantamento divulgado nesta quarta-feira (21), pelo menos 25 pessoas morreram na China devido às chuvas torrenciais que as autoridades classificam como “as mais fortes em mil anos”. Apesar de mais de 500 pessoas terem sido resgatadas, 12 morreram no metrô de Zhengzhou, capital da província de Henan, que inundou. A agência de notícias chinesa Xinhua, informou que mais de 164 mil pessoas tiveram de ser levadas para lugares seguros.
Quatro pessoas morreram na cidade de Gongyi, que fica às margens do Rio Amarelo e é vizinha de Zhengzhou. Em Luoyang, cidade que também é próxima a capital, uma fenda de 20 metros abriu na barragem de Yihetan e o exército informou que “pode romper a qualquer momento”. Os militares estão organizando uma operação de emergência que inclui o uso de dinamite e desviar a água para evitar uma catástrofe.
As chuvas torrenciais devastam a província desde o último sábado (17), período no qual choveu 617 milímetros, quantidade esperada para todo o ano de 2021. A capital é o local mais afetado. As chuvas torrenciais na China ocorrem dias após mais de 190 pessoas morrerem na Europa devido a inundações e a ondas de calor nos Estados Unidos e no Canadá
.
Comentários