Kane Tanaka nasceu em 1903 no Japão, passou pelas pandemias da gripe espanhola e do novo coronavírus, pelas duas guerras mundiais e superou dois cancêres. Com 118 anos, ela é considerada a pessoa mais velha do mundo pelo Guiness World Records (o livro dos recordes) desde 2019.
Tanaka se casou aos 19 anos, teve quatro filhos, cinco netos e oito bisnetos e trabalhou na loja de arroz da família até os 103. Atualmente ela vive em um asilo em Fukuoka, e devido a pandemia não pode receber visitas da família, mas ganhou de presente um par de tênis que usará na cerimônia de abertura dos jogos.
A expectativa é de que ela percorra 100 metros com a tocha em uma cadeira de rodas, mas Kane Tanaka está decidida a dar os últimos passos antes de repassar a tocha, a pé. Ela também será a pessoa mais velha a carregar a Tocha Olímpica, já que os mais velhos a carregarem a tocha olímpica foram Aida Gemanque, do Brasil, que aos 106 anos levou a tocha nos Jogos do Rio de 2016, e o tenista de mesa Alexander Kaptarenko, que aos 101 anos correu com a tocha nos Jogos de Inverno de Sochi de 2014.
Comentários