Nesta terça-feira (19), após reunião com o presidente da Colômbia, Iván Duque, o presidente Jair Bolsonaro disse que os dois países chegarão unidos à conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o clima, a COP 26, para tratar da “querida, rica e desejada Amazônia”.
A COP 26 se inicia no próximo dia 31 de outubro, na Escócia. O encontro debaterá medidas que deverão ser adotadas por países e empresas para tentar frear o processo de mudanças climáticas. Assim, a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. O governo brasileiro deverá apresentar na conferência sua estratégia para cumprir metas estabelecidas, entre as quais, zerar o desmatamento ilegal até 2030.
Após a reunião, os dois líderes fizeram um pronunciamento, confira:
“Com toda a certeza chegaremos unidos em Glasgow para tratarmos de um assunto muito importante e caro para todos nós: a nossa querida, rica e desejada Amazônia”, disse Bolsonaro em declaração à imprensa ao lado do presidente colombiano.
“A Amazônia para nós é um território muito valioso e a cuidamos dentro da nossa soberania. É também muito importante que esta defesa traga consigo uma luta eficaz contra crimes ambientais”, disse Iván Duque. Duque defendeu que os países amazônicos levam juntos à COP 26 uma mensagem “inequívoca” sobre a necessidade de proteger a floresta, o que poderá reduzir emissões de gases de efeito estufa.
Comentários