Nesta quinta-feira (11), Dinamarca, Noruega e Islândia decidiram suspender o uso da vacina da AstraZeneca até que a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) esclareça se a aplicação do imunizante tem relação com 30 casos de coágulos sanguíneos em pacientes que a receberam.
A Finlândia continuará normalmente com a vacinação; Copenhague anunciou a suspensão da vacinação pelos próximos 14 dias, Oslo também suspenderá a campanha até obter mais informações; Áustria, Letônia, Estônia, Lituânia, Luxemburgo e Itália anunciaram a suspensão de um lote específico da vacina, também distribuída na Espanha, por sua possível relação com casos de trombose.
“A posição do comitê de segurança da EMA é que os benefícios da vacina continuam superando os riscos e pode continuar a ser administrada enquanto os casos de eventos tromboembólicos estão sendo investigados”, afirma a Agência Europeia de Medicamentos. A agência também apontou que até o dia 10 de março foram registrados 30 desses eventos em um total de cinco milhões de vacinados.
Comentários