Durante entrevista publicada nesta terça-feira (6), Marco Cavalieri,responsável pela estratégia de vacinas da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), afirmou que existe relação entre a vacina de Oxford e os casos de trombose com deficiência plaquetária entre adultos.
“É cada vez mais difícil dizer que não existe uma relação de causa e efeito entre a vacinação com AstraZeneca e casos muito raros de coágulos sanguíneos inusuais associados com contagem baixas de plaquetas. Na minha opinião, agora podemos dizer que está claro que há uma associação. Contudo, ainda não sabemos o que causa essa reação”, apontou Cavalieri.
Cavalieri também explicou que há uma incidência maior de casos de trombose entre as mulheres que receberam o imunizante, o que torna necessário estudar a relação entre risco e benefício. Apesar de ter se posicionado contra a relação entre o imunizante e os casos de trombose, em breve a EMA deverá formalizar as novas conclusões em relação a vacina.
Holanda, Canadá e Alemanha vetaram a utilização do imunizante em adultos, na Holanda foram registrados cinco casos de mulheres de 25 a 65 anos que desenvolveram trombose após serem vacinadas, na Alemanha, foram 31 casos de trombose e nove vítimas fatais, sendo dois homens de 36 e 57 anos e sete mulheres com idades entre 20 e 63 anos. No Canadá não foram registrados casos, mas o país demonstra preocupação com os casos em outros países.
Comentários