Nesta quinta-feira (8), o primeiro-ministro do Japão, Yoshihide Suga, anunciou que devido ao ressurgimento de casos de Covid-19, será declarado mais uma vez estado de emergência em Tóquio. Com isso os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio informaram que a competição não terá público nos eventos realizados na capital.
Os jogos começam no dia 23 de julho e o estado de emergência se estenderá até o dia 22 de agosto. De acordo com Suga, a medida busca impedir que a variante altamente infecciosa Delta da covid-19 que está se espalhando em Tóquio, se torne fonte de outra onda de infecções.
Os locais fora da grande área metropolitana de Tóquio permitiriam um número limitado de espectadores, e a política para os eventos paralímpicos será decidida no próximo mês, disse o governo. Hokkaido, Miyagi, Fukushima, Ibaraki e Shizuoka estão se preparando para receber espectadores, mas ainda não há confirmação.
“É lamentável que estejamos realizando os Jogos em um formato muito limitado, enfrentando a disseminação de infecções por coronavírus”, disse o presidente da Tóquio-2020, Seiko Hashimoto, após conversas entre autoridades do governo, organizadores de Tóquio e representantes olímpicos e paralímpicos. “Sinto muito por aqueles que compraram ingressos e todos nas áreas locais.”
Comentários