O Instituto Serum da Índia, maior produtor mundial de vacinas contra a Covid-19 solicitou ajuda financeira ao governo indiano por causa das restrições à exportação de imunizantes. Segundo Adar Poonawalla, diretor-geral do instituto, é necessário um financiamento adicional de 30 bilhões de rupias (US$ 408 milhões ou R$ 2,2 bilhões) para aumentar a capacidade de produção.
O Instituto produz mais de dois milhões de doses diárias da Covishield, nome da vacina de Oxford/AstraZeneca produzida no país, e fornece a vacina a um preço subsidiado na Índia, muito menor do que o cobrado ao exportar. Há alguns dias governo do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, reduziu as exportações das vacinas da AstraZeneca fabricadas pelo Instituto Serum porque o país enfrenta uma nova onda de contágios e tenta acelerar a sua vacinação.
“Isto nunca foi orçado ou planejado, porque deveríamos exportar e obter o financiamento dos países, mas agora que isto não está acontecendo e temos que encontrar outras formas inovadoras de aumentar nossa capacidade”, afirmou Adar Poonawalla.
Comentários