As forças fronteiriças mexicanas não conseguiram deter a entrada violenta de centenas de imigrantes ilegais hondurenhos na madrugada de hoje (13). Segundo o Instituto Nacional de Migração (Inami) mexicano, a multidão era formada por mais de 350 pessoas. A postura de ter tentado deter o bando é semelhante à dos Estados Unidos, de barrar a entrada ilegal de mexicanos no país.
O Inami registrou que os imigrantes romperam um cadeado de grade, e assim cruzaram a fronteira. Agressão à polícia local também foi registrada pelo órgão.
A nota oficial do Inami diz que “um grupo de aproximadamente 350 pessoas ingressou de forma violenta na fronteira do México”, tendo procedido da Guatemala. A postura de ter tentado deter o bando é mostra semelhança à dos Estados Unidos, de barrar a entrada ilegal de mexicanos no país.
Na noite da última quarta-feira (10), o Inami barrou a estadia legal de um grupo de cubanos que viajava em um ônibus. As autoridades confiscaram os seus documentos e os detiveram, levando-os para o centro imigratório em Tapachula. Calcula-se que cerca de 3000 cubanos estão lá para serem deportados.
Comentários