Para promover a língua, cultura e literatura do Brasil no exterior foram selecionados 15 professores brasileiros dentro do Programa Leitorado, conforme resultado divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Diário Oficial da União da segunda-feira (31). A parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) vai aumentar o acesso desses profissionais a centros internacionais de excelência e oferecer oportunidade de colegas no Brasil e no exterior colaborarem entre si.
Além de ensinarem disciplinas relacionadas à língua e literatura brasileiras, os selecionados vão colaborar com projetos acadêmicos durante os dois anos previstos para a execução das atividades, que podem ser prorrogados pelo mesmo período. O MRE vai financiar as bolsas, na modalidade Leitor, e as passagens de ida e volta dos beneficiários. À CAPES coube o processo seletivo e a avaliação dos candidatos, conforme os critérios estabelecidos no edital.
A iniciativa conta com a cooperação de Angola, Bolívia, Chile, China, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Guiné-Bissau, Hungria, Israel, Índia, Japão, Líbano, México, Peru e Reino Unido. Por isso, os professores formados em nível de licenciatura precisaram comprovar experiência no ensino de língua portuguesa e proficiência em inglês, francês, espanhol, italiano ou alemão, conforme o exigido pela instituição à qual se candidataram.
Fonte: Ministério da Educação
Comentários