Embora só estejam na moda agora, as “fake news” ou informações/notícias falsas são bem antigas. Um caso bem conhecido, e que ainda hoje a maioria das pessoas não se dá conta do engano, é o de Maria Madalena personagem bíblica. Tida como a prostituta arrependida que Jesus salvou do apedrejamento, na verdade essa informação é uma grande mentira.

Maria Madalena existiu sim, foi uma das discípulas de Jesus, estava ao pé da cruz no momento da crucificação e foi a primeira pessoa que viu Jesus ressuscitado. Mas nunca foi prostituta nem muito menos salva de um apedrejamento.

O episódio da mulher salva por Jesus de um apedrejamento só está registrado no evangelho de João, no capitulo 8. O título é claro “A mulher adúltera” (bem diferente de prostituta), e fala o tempo todo de uma “mulher” sem nunca citar seu nome. As leituras enviesadas do texto bíblico ao longo dos séculos e a clara (má) intenção de tergiversar a história criaram a “fake news” da “Madalena arrependida”. Para tirar a prova dos 9 é só ir direto em João 8: 1-11, a verdade está aí.

 

Por Ferreira Filho

Foto: Mary Magdalene, Pintura de José de Ribera

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome