Nesta segunda-feira (29), o presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) com o objetivo de modernizar e desburocratizar o ambiente de negócios no Brasil, melhorando a posição do país no ranking Doing Business, do Banco Mundial. O objetivo do governo Bolsonaro é, até 2022, colocar o Brasil entre os 50 melhores países para se fazer negócios.
A medida traz mudanças legislativas para a simplificação de abertura de empresas, a proteção aos investidores minoritários, a facilitação no comércio exterior de bens e serviços e a liberação de construções de baixo risco, entre outros. O Banco Mundial analisa o nível de facilidade de se fazer negócios em 190 economias do mundo através de dez indicadores diferentes. Em sua edição mais recente, o Brasil ocupava a 124° posição.
“Com as ações já traçadas e em execução desde 2020, em conjunto com a implementação do que é proposto na MP, o Brasil pode figurar pela primeira vez, no curto prazo, dentre as 100 melhores economias para se fazer negócios no país”, informou o Ministro da Economia, Paulo Guedes.
Comentários