Após a fala do presidente Jair Bolsonaro na Cúpula do Clima, nesta quinta-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou que o governo vai dobrar o orçamento deste ano para ações de combate ao desmatamento ilegal na Amazônia.
“O número preciso (dos recursos) não é possível estabelecer agora, porque nesta semana se está definindo o Orçamento junto ao Congresso Nacional. Porém, é possível dizer que o que houver de disponibilidade, o presidente vai dobrar o recurso”, explicou o ministro.
Segundo Salles, o governo desencadeará as ações de comando e controle contra o desmatamento ilegal a partir do dia 1º de maio. O ministro disse que, com a duplicação dos recursos, o governo poderá arcar com os custos de apoio de órgãos como as polícias Federal e Rodoviária Federal, equipes da Força Nacional e também do apoio logístico das Forças Armadas.
O ministro também disse que espera recursos de países e empresas estrangeiras para antecipar as metas de desmatamento zero. Essa participação pode se dar no apoio do Orçamento para as ações de comando e controle e também no incentivo econômico da região.
Comentários