Três acordos de cooperação assinados nesta segunda-feira (14) entre associações setoriais e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), asseguram a despoluição de rios, a logística reversa de resíduos e a transformação de lixo em energia.
O acordo assinado com a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos e Efluentes (Abetre), sobre o monitoramento da qualidade da água, prevê a criação de uma plataforma digital para aprimorar a gestão da qualidade da água em todo o Brasil. “A plataforma oferecerá informações consolidadas sobre a qualidade dos efluentes tratados, mais transparência aos usuários e incentivo a melhorias operacionais, além de melhor orientação de ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras, com instrumentos para verificação das metas de desempenho dos serviços de tratamento de efluentes”, esclareceu o Ministério.
MMA, Abetre e a Associação Ambiental para Coleta, Gestão e Rerrefino do Oluc, firmaram outro acordo que trata da logística reversa de óleo lubrificante. Por meio dele, a expectativa é de que sejam integradas informações setoriais sobre essa logística no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos e, com isso, seja desenvolvido um aplicativo online, para permitir a integração com os demais sistemas de logística reversa existentes no país, como eletroeletrônicos, embalagens e medicamentos.
Existe também uma parceria para elaboração do Atlas de Recuperação Energética de Resíduos Sólidos. “Esta ferramenta digital indicará as regiões com maior potencial para investimentos no aproveitamento do lixo como fonte de energia”, explicou o ministério.
Comentários