O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDF), denunciou o deputado distrital Robério Negreiros (PSD), por supostamente ter assinado a folha de ponto na Câmara Legislativa (CLDF), enquanto estava em viagem a lazer nos Estados Unidos, em 2018.
Os promotores querem que o parlamentar responda pelos crimes de falsidade ideológica e peculato, que é quando alguém se aproveita de cargo público para se beneficiar. O funcionário da Câmara Legislativa Arlécio Alexandre Gazal também foi denunciado por peculato e prevaricação, crime praticado contra a Administração Pública.
Em nota, Robério Negreiros classificou a denúncia do MPDFT como “absurda” e afirmou que “não cometeu qualquer ato ilícito e o eventual erro administrativo já foi corrigido pela CLDF, por iniciativa à época do próprio parlamentar”. Por se tratar de deputado distrital, a denúncia será analisada pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça. Se for aceita, o parlamentar e o servidor público viram réus.
Segundo o Ministério Público, entre fevereiro de 2017 e dezembro de 2018, Robério Negreiros deixou de comparecer a 134 sessões legislativas, o equivalente a falta em 44,4% e em 70,6% das sessões ordinárias desses quase dois anos.
A viagem aos Estados Unidos foi registrada nas redes sociais. Em 1º de novembro de 2018, Robério Negreiros apareceu em um parque de diversões de Orlando. Em outra foto postada pelo cunhado, em 3 de novembro, o distrital almoça com a família em um restaurante da região. O cunhado também postou foto em outro restaurante americano, em 6 de novembro de 2018.
Mas, a lista de presença do plenário da Câmara Legislativa desse mesmo dia tem a assinatura do deputado. A mesma assinatura está nas folhas das sessões seguintes, de 7 e 8 de novembro.
Comentários