Especialistas de vários países estiveram reunidos, remotamente, no Seminário Propostas Globais para uma Recuperação Sustentável, realizado nesta segunda-feira (29) que foi organizado pelo Senado em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). O Webinar marca o primeiro encontro de 2020 da Subcomissão do Grande Impulso para a Sustentabilidade, ligada à Comissão de Meio Ambiente (CMA).

Os técnicos apontaram que a saída da crise econômica provocada pela pandemia passa por um novo modelo sustentável de produção e consumo, baseado no tripé desenvolvimento econômico, ambiental e social. O novo acordo verde, já batizado de Green New Deal, é considerado o caminho para guiar o mundo inteiro rumo ao desenvolvimento sustentável.

A luta é para neutralizar as emissões de carbono, promover o desenvolvimento sustentável, combater a desigualdade regional, criar uma renda básica universal, garantir o acesso à natureza e a água potável, ar limpo, saúde e comida de qualidade, articulando a agenda ambiental a social.

— “Acho fundamental esse encontro hoje, pois estamos numa esquina civilizatória. Eu creio que ou o mundo adota um novo modelo de desenvolvimento ou vamos ter crises, não só a da pandemia e de saúde, mas também a de exclusão. Há uma estimativa de mais de 700 milhões de humanos no planeta vivendo abaixo da linha da pobreza. Já temos crise no abastecimento de água e de alimentos e, portanto, é preciso uma mudança. Felizmente, a ideia do big push ou do grande impulso para a sustentabilidade trata de sustentabilidade no tripé desenvolvimento econômico, ambiental e social” — Declarou o presidente da Subcomissão do Grande Impulso para a Sustentabilidade no Brasil, senador Jaques Wagner (PT-BA).

Da redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome