Como já dissemos no TudoVerdade, a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) coloca um fim à trajetória do PT – marcada por diversos escândalos de corrupção – e também encerra o domínio do PT, PSDB e MDB sobre o Brasil. Além disso, a vitória do candidato em 16 estados mostra um claro avanço da direita nas últimas eleições.

Na eleição de Lula, em 2002, apenas Alagoas não deu vitória ao petista. Quando ele buscava a reeleição, sete estados votaram com o PSDB e 20 ficaram com o PT. Passados quatro anos, Dilma surge no cenário e o número de unidades que deram vitória ao PT cai para 16 e em 2014 cai mais uma vez para 15. No pleito deste ano, apenas 11 estados deram uma porcentagem maior ao PT.

Gráfico: TudoVerdade.com.br

Além disso, Jair Bolsonaro conseguiu conquistar quatro estados que eram aliados do PT desde a primeira eleição de Lula: Amazonas, Amapá, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Sendo Minas e Rio o maiores colégios eleitorais do Brasil, depois de São Paulo. Falando sobre a capital financeira do país, normalmente controlada pelo PSDB, São Paulo deu ampla maioria ao PSL. No primeiro turno Bolsonaro teve 53% e, no segundo, venceu com 68%.

 

Da Redação

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Por favor digite o seu nome